sábado, 30 de outubro de 2010

PARCIAL CONJUNTO




JORGE LUIZ THOMAS SILVEIRA


G.R.C.E.S. Unidos do Esplendor – 7,0
JUSTIFICATIVA: A escola não possui uma linguagem definida; as representações dos carros não se integram com as fantasias, inexistindo qualquer sentido de unidade. O enredo não fica claro em diversos momentos de sua execução, o que compromete completamente o conjunto da escola.


G.R.M.E.S. Nova Águia – 9,5
JUSTIFICATIVA: A escola desenvolveu extremamente bem a seqüência do enredo. O tema foi claramente apresentado, numa seqüência que alterna momentos lúdicos e históricos. O conjunto cromático estava perfeitamente integrado com o tema e costurou uma linguagem padrão eficiente para o desfile. O uso das cores foi o grande trunfo da escola. Destaque para a excelente variedade de massas volumétricas das alegorias. Ressalvas: o uso de elementos humanos “deitados” quebra o conjunto com as alegorias, que são elementos tridimensionais, e o acabamento das alegorias poderia ser mais elaborado.


G.R.M.E.S. Imperadores do Samba – 9,0
JUSTIFICATIVA: A escola desenvolveu bem o tema proposto, de maneira didática, seriada, seqüenciada historicamente.  Mas creio que ao longo do desenrolar dos tópicos do enredo a agremiação alternou ótimos momentos com instantes menos brilhantes, criando um ritmo visual um pouco quebrado, que foi reforçado por contrastes extremos na paleta cromática. Ressalto mais uma vez o didatismo do enredo, claramente defendido pelo trabalho da escola em todos os setores de desenvolvimento do tema. 




OSVALDO LINO ALVEZ JÚNIOR


G.R.C.E.S. Unidos do Esplendor – 7,8
JUSTIFICATIVA: O desfile não possui unidade visual, descaracterizando assim o quesito “conjunto” (-0,4). O enredo lembra muito (inclusive na sinopse) o enredo da Leandro de Itaquera em 2010, mostrando falta de criatividade e não tendo inovação nenhuma (-0,3). Não há representação carnavalesca nas fantasias, são apenas representações a respeito de temas enumerados em lista (-0,4). As alegorias são mal construídas, com poucos detalhes e falta de criatividade (-0,4). A divisão cromática do desfile é mal feita, sendo apenas alternância de vermelho e branco nos diversos elementos (-0,3). Acabamento precário em toda a extensão do desfile (-0,4).


G.R.M.E.S. Nova Águia – 9,8
JUSTIFICATIVA: Desfile muito bem construído, com um conjunto bem elaborado, mesclando o verde e rosa tradicionais da Mangueira com outras cores, sem parecer algo forçado. O enredo é bem construído, sem falhas no desenvolvimento, as alegorias representam bem o enredo, com criatividade, fantasias seguem o mesmo padrão, alta qualidade e muita criatividade também, com raríssimas exceções (-0,2). Acabamento bem feito em todos os elementos do desfile.



G.R.M.E.S. Imperadores do Samba – 9,5
JUSTIFICATIVA: O desfile é bem construído, com alas criativas e alegorias (na maioria), bem construídas. Em alguns momentos, o desfile perde a constante, faltando equilíbrio entre os elementos e um pouco de acabamento, e por isso peca um pouco em conjunto (ex. Alegoria 05, mal elaborada, que não alcança o efeito/resultado esperado) (-0,5). A escala cromática, assim como o enredo, são bem construídos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário