quinta-feira, 7 de abril de 2011

APURAÇÃO 2011/1 - QUESITO: CONJUNTO




QUESITO: CONJUNTO
JURADO: OSVALDO LINO ÁLVES JÚNIOR

TRIBO DE NITERÓI – 10,0
 -

NOVA ÁGUIA – 9,7
O desfile se apresenta de maneira um pouco confusa, com algumas fantasias de pouca expressividade que não desenvolvem claramente a idéia (-0,1). A distribuição de volumes ao longo da apresentação é disforme, o que causa danos ao conjunto (-0,1). Apesar de ousado e bem desenvolvido em praticamente toda a apresentação, a cromática da escola se apresenta um pouco “confusa” nos últimos setores do desfile (-0,1).

BORBOLETAS DO SAMBA – 9,4
O enredo é extremamente confuso e prejudica todo o conjunto do desfile (-0,2). O desenvolvimento do desfile em alas e alegorias se apresenta bastante uniforme, não apresentando variações de cores, de matérias, de estilos estéticos, o que deixa a apresentação monótona (-0,2). A escola não mantém regularidade no conjunto de fantasias e no conjunto de alegorias, e nem interação entre os dois, o que deixa o conjunto confuso e com resquícios de má elaboração (-0,2).

CAPRICHOSOS – 9,6
Alegorias bem desenvolvidas, apresentando um belo conjunto, porém, discrepante das fantasias (-0,1). O enredo apresenta falhas que prejudicam o conjunto final do desfile (-0,1). Apesar de “adequado” ao enredo, a escola se apresenta sombria demais, de maneira até exagerada, demonstrando falta de habilidade no desenvolvimento cromático do desfile (-0,2).

CORAÇÃO VERDE E BRANCO – 9,1
O desfile se apresenta de várias maneiras ao longo da apresentação, às vezes bem desenvolvido esteticamente, outras, extremamente falho, o que deixa o conjunto irregular (-0,3). No geral, as alegorias se apresentam de maneira melhor em relação a fantasias, porém, ainda falhas no seu planejamento. (-0,2). O desfile se desenvolve de maneira disforme, apresentando graves falhas na montagem da escola, tanto em relação ao desenvolvimento cromático, quanto em relação a distribuição de volumes e ao desenvolvimento do enredo (-0,4).

IMPERADORES DO SAMBA – 9,6
No contexto geral, boa apresentação. O desenvolvimento do desfile na avenida se mostrou em sua maior parte correto, porém, alguns trechos apresentaram falhas na distribuição de volumes e cores (-0,2). Acabamento falho em alegorias e leitura dificultada em algumas alas (-0,2).






QUESITO: CONJUNTO
JURADO: RONALDO ULIANA

TRIBO DE NITERÓI - 10,0
-

NOVA ÁGUIA - 9,8
Enredo confuso. Fantasias apenas luxuosas, leitura e concepção que é bom mesmo só lendo o Roteiro de desfile.

BORBOLETAS DO SAMBA - 9,8
Fantasias bem simples e obvias, não enriqueceu o conjunto. Enredo fraco e sem eixo cognitivo claro. Cromática variou bem entre os elementos, com alguns errinhos.

CAPRICHOSOS - 9,7
Enredo sem linha de pensamento transmitida de forma clara, apenas listou os “acontecimentos da noite” faltou desvairar mais. Fantasias boas, porém faltou mais criatividade. Alegorias sem destaques?

CORAÇÃO VERDE E BRANCO - 9,5
Desfile totalmente desconexo pela falta de alas, não entendi os tripés que não estavam no roteiro de desfile. As fantasias não eram fantasias, e sim imagens ilustrativas. Os carros alegóricos variaram muito de qualidade.

IMPERADORES DO SAMBA - 9,9
Algumas fantasias com costeiros irreais, muito grandes ou com muita pluma. Alegorias cheias de informações atrapalharam muito no visual, alguns elementos quase passaram despercebidos.




QUESITO: CONJUNTO
JURADO: WALTER GOMES COELHO


P.S.: Na LIMES os competidores podem apresentar o quesito fantasia de 2 formas, de forma figurativa e em forma de fantasia. Forma figurativa é quando por exemplo se tem como temática uma ala o Sol, ai o competidor para representar essa ala faz um Sol, em vez de criar uma fantasia que remetesse ao Sol. E na forma de Fantasia é quando o competidor transforma a temática em fantasia. Num processo de carnavalização do tema, quando se apresenta a ala de forma figurativa, esse processo fica incompleto pois não foi remetido ao produto final que é a fantasia, então se torna mais fácil apresentar uma temática em fantasia de forma figurativa do que em forma de fantasia, assim julgo a forma figurativa de baixa criatividade.

TRIBO DE NITERÓI – 9,8
Quanto ao conjunto das fantasias, o que faltou mesmo foi mais detalhes, pois o enredo foi super bem contado e de fácil compreensão, porém, algumas alas mereciam mais detalhes para enriquecer a fantasia. (-0,2)
Parabéns pelas alegorias, lindíssimas, principalmente o abre alas, alegorias: 03, 05, 06.
Enredo super fácil, e de ótima comunicação.
No geral, a escola fez um ótimo desfile, pois fez um desfile riquíssimo, e não aderiu ao luxo em excesso, as alegorias e as fantasias transmitiram muito bem o enredo, só as fantasias que mereciam mais detalhes para enriquecer ainda mais o visual.

NOVA ÁGUIA – 9,7
O Grande erro da Nova águia, foi a escolha do enredo, carnaval é beleza, luxo e comunicação com o público, e este enredo da margem para beleza e luxo, porém no quesito comunicação com o público deixa muito a desejar, eu que assisti o desfile junto com o roteiro do lado e lendo tudo fiquei confuso em momentos, imagino o espectador que não tem acesso a isso. O enredo foi apresentado sem erros, porém essa falha de comunicação comprometeu muito o desfile da escola. (-0,2)
O Conjunto das fantasias foi o mais prejudicado pelo enredo pelo fato das temáticas não terem uma leitura fácil. Contudo, ainda a escola usou e abusou das plumas, e em alguns momentos em excesso como nas alas: 05, 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21, 22. (-0,1)
Quanto as alegorias, a escola apresentou um conjunto bem regular, a maioria das alegorias estavam no mesmo nível.
No Geral, o que mais prejudicou a escola foi o fator enredo, que fez com que as alegorias e fantasias ficassem com uma concepção/leitura prejudicadas.

BORBOLETAS DO SAMBA - 9,6
Visual da comissão de frente ficou prejudicado pela falta de acabamento "no isopor" que "segura" os componentes, existem diversas outras formas de fazer com que a "fantasia" fique de "pé" que cairia muito melhor.(-0,1) Parabéns pela idéia e coreografia da comissão de frente e pelo acabamento do tripé.
A Apresentação do enredo ficou prejudicada pois a maioria das alas vieram com outros nomes diferentes dos quais foram ditos no Roteiro de Desfile. A forma que o enredo foi apresentado deixou também um pouco a desejar visto que se "prendeu vastos momentos para partes como descobrimento, negros, e em outros como a cultura popular atual passou a mensagem de forma mais rápida, por exemplo, referentes aos negros foi apresentado: 5 alas (ala 6, 7, 8, 9 e 10) e 1 alegoria (alegoria 3) ai quando vai falar da rica contribuição italiana para a cultura, foi apresentado apenas 1 carro que na verdade fazia menção a festa da Uva e ainda a ala 13 os italianos não foi apresentado no desfile, porém não cabe a mim penalizar isso, mas penalizo como forma de que prejudicou na apresentação do enredo. contudo penalizo com (-0,1)
As fantasias na maioria das vezes cumpriu com o prometido de forma simples, sem muita criatividade por exemplo as alas: 02 (Língua portuguesa, que na verdade remetia-se a letras), 04 (procissões, feio figurada de 2 fantasias, uma de padre e outra de freira, mas na verdade, uma procissão é composta de pessoas dos mais diversos tipos), 17 (futebol, apresentada como um jogador). Além disso a escola apresentou a ala 01 (O medo do mar) de forma figurativa e de difícil leitura. contudo, penalizo com (-0,2)
Já as alegorias se sobressaíram mais que todos os quesitos da escola, pois a maioria das alegorias vieram com uma leitura de fácil compreensão, ajudada pelo enredo, e bem acabadas. Parabéns pela alegoria 03 e 05.
Numa forma geral, a escola apresentou uma cromática bem diversificada, e sem grandes erros, apresentou um conjunto de fantasias e alegorias regular, ou seja, a maioria no mesmo nível.

CAPRICHOSOS – 9,5
Comissão de frente apresentada de forma figurativa. (-0,1) Parabéns pelos detalhes, acabamento e idéia.
Enredo apresentado em forma de “lista” ou seja, não foi amarrado uma história e assim contado o enredo, porém isso fica a escolha da escola. A apresentação ficou prejudicada pois aconteceu umas trocas de ordens de alas no desfile, como a ala 02 e 03, ala 17, 16 e 15 que vieram de forma invertidas e a ala 18 que no roteiro veio descrito que viria após o 3º casal, mas a mesma veio antes. Outra ressalva que não ficou claro foi que na apresentação no blog o carnavalesco nomeou o 1º casal apresentado no desfile como sendo o 2º casal, e o 2º casal pela ordem de desfile como se fosse o 1º casal, mas no roteiro veio de forma correta, porém penalizo as inversões de alas com (-0,1). Também não foi apresentado a ala 14 (sexo) porém num enredo que é desenvolvido em forma de lista, a falta de um elemento não acarreta em uma falha grave, ainda mais nesse caso em que pode-se unir a temática desta ala com as alas 12 e 13.
O Conjunto das fantasias da escola foi apresentado de forma irregular, apresentando alas muito bem desenvolvidas, já outras com difícil como as alas: 5, 6, 13, 18. (-0,1)
Todas as alegorias desfilaram sem destaques centrais e composições, o que atrapalhou no desenvolvimento e tirou a vida das alegorias. (-0,1) Alegoria 2, 3 e 4 de difícil leitura imediata, por exemplo a alegoria 03 que tinha a temática da boêmia só a escultura central do boêmio fez alusão a temática, o resto da alegoria foi apenas cenográfica, ainda assim mau desenvolvida visto que se a escola optasse pelo ouviu que seria por os arcos da lapa, um chapéu boêmio e composições vestidas de boêmios a mensagem seria melhor passada. Parabéns pelo belíssimo acabamento das alegorias. (-0,1).
Em Geral, a escola brincou com as cores, apresentando uma belíssima cromática com pouquíssimos erros.

CORAÇÃO VERDE E BRANCO – 9,1
Comissão de frente com fantasias representadas por formas figurativas. (-0,1). Parabéns pela idéia da interação da próxima ala com a comissão de frente.
A apresentação do enredo foi totalmente prejudicada pela falta de diversas alas, e aparecimento de alguns tripés não mencionados no Roteiro, uma pena visto que o enredo é muito bom, mas não foi passado por completo no desfile. (-0,4)
Todo conjunto das fantasias primou pela representação figurativa, ainda assim, algumas alas ficaram com leitura prejudicada como a ala 01 que chama-se Lua cheia, e as fantasias são estrelas. (-0,3)
O conjunto alegórico foi apresentado de forma bem irregular, sendo que a alegoria 01 e 06 se sobressaíram muito das demais. (-0,1)
No Geral a escola saiu muito prejudicada pelo enredo pelo fato de ter faltado alas.

IMPERADORES DO SAMBA – 9,8
Parabéns pelo enredo e pela comissão, perfeitos.
Quanto ao conjunto das fantasias, algumas alas ficaram com uma concepção difícil, como as alas: 04, 06, 07, 10 e 11. Já outras com excesso de plumas como: 09, 10, 14. (-0,1)
O Conjunto alegórico merecia um tratamento melhor, pois quase todos os carros ficaram visíveis os problemas de acabamento. No Abre alas o letreiro com o nome da escola tinha letras como P, E, A, D, O, R que não estavam vazados, ou seja, com o preenchimento branco nos “buracos” das letras. Apresentou também uns queijos tortos. Já na alegoria 02, o painel de Led não estava bem encaixado na base. Na alegoria 03 o 2º queijo da direita, (o maior) está visivelmente torto. Na Alegoria 04 não saiu do básico base x queijo x escultura. Contudo, quero parabenizar a escola pelas belíssimas esculturas. E parabenizar também pela ultima alegoria que era lindíssima. (-0,1)
No Geral, a escola brincou com as cores vibrantes e alegres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário