quinta-feira, 7 de abril de 2011

APURAÇÃO 2011/1 - QUESITO: ENREDO


QUESITO: ENREDO
JURADO: SANDRO BATISTA

TRIBO DE NITERÓI – 9,8
Argumento/Roteiro: A idéia central do enredo sofre uma quebra em sua metade.  Do setor que fala da terra prometida, um salto para a “terra demarcada”, passando para as navegações.  Na minha concepção, houve uma inversão na ordem, o que acabou causando estranheza .  Creio que o enredo foi bem desenvolvido, porém houve uma inversão, muito embora não se possa nesse caso determinar uma cronologia, que é sugerida no início, mas perde-se ao longo do desenvolvimento do argumento. (-0,2)
Desfile: Perfeito, dentro do que estabelece o roteiro.

NOVA ÁGUIA – 8,8
Argumento/Roteiro – O tema é interessante, linear, com início, meio e fim, muito bem pontuado, contando uma das passagens mais conhecidas da rica mitologia grega.  Observei entretanto, a ausência de carnavalização do enredo na narrativa, que praticamente limitou-se a reproduzir uma história, sem preocupar-se em usar um pouco de criatividade, e até amenizar a história, dando um ar mais lúdico.  O que li me parece interessante do ponto de vista histórico, mas a palavra “morte”, “matança”, “sacrifício” aparece várias vezes, e de forma contundente, o que no meu entender, se é fiel à história e à cultura, por outro lado fere o princípio básico do carnaval, que é a alegria, a descontração, a leveza.  Pecou pelo excesso de realidade e pela falta de solução mais criativa para mostrar essas questões de forma mais amena. (-0,2)
Desfile: Não bastasse a sinopse fria e sem solução poética, o enredo comete um pecado capital.  A Alegoria 3 é a demonstração, literal, de um sacrifício humano.  Novamente devo alertar que o carnaval pode falar do tema, mas não deve utilizar imagens tão chocantes.  É uma festa, e não uma aula de história pura e simplesmente. Na sequência, outra bizarrice, a demonstração de outra morte, e mais, a crueldade de um corpo sendo arrastado por uma biga. E daí o que segue é uma sucessão de imagens de morte, dor e destruição, o que , definitivamente, não condiz com a proposta carnavalesca, que não deve jamais deixar de levar cultura, mas deve criar imagens alegres.  Lamentável a visualização do enredo, que poderia ter tido um tom mais lúdico e poético. (-1,0)

BORBOLETAS DO SAMBA – 9,8
Argumento/Roteiro – A idéia central do enredo é excelente.  Um enredo bem amarrado, claro, e pontuado corretamente.  Faltou apenas um argumento mais interessante.  Poderia ter discorrido melhor sobre o tema. (-0,1)
Desfile: Por conta do argumento curto, o desfile, embora claro, em alguns momentos parece confuso.  Um exemplo é a culinária, especificamente a feijoada, que deveria estar inserida no setor destinado à África, e que entretanto, foi parar em outro setor.  Mas o enredo demonstrou-se claro e de fácil entendimento. (-0,1)

CAPRICHOSOS – 8,6
Argumento/Roteiro – Que fique claro que minha avaliação tem por objetivo colaborar para o enriquecimento pessoal de cada um dos que estão sendo julgados, e em absoluto, tem por objetivo valorizar meus comentários.  A narrativa do enredo é interessante, entretanto, em se tratando de enredo escrito (e isso serve para as escolas do mundo real), é necessário que se tenha cuidado com a o texto, que deve ser correto, não apresentando erros gramaticais e de pontuação, afinal de contas, enredo também leva em consideração essas questões, que pouco são observadas,.Alguns erros de grafia comprometem a beleza do tema, e não pode ocorrer. (-0,1).  O argumento é interessante, mas o tema se perde ao longo da demonstração escrita, não havendo uma ligação consistente entre as imagens que se pretende apresentar, o que torna o enredo uma colagem de imagens, algo muito solto e desconexo. (-0,1)
Desfile: Umas sucessões de equívocos, no meu entender, graves, comprometeram a demonstração do enredo.  De início, na parte escrita, a ênfase é para a luz da lua, entretanto o abre-alas dá ênfase à Dama da Noite, flor que é citada no desfecho do enredo (escrito).  Outro erro foi mostrar uma ala de Lua Minguante, num enredo que exalta a luz da noite, não é correto falar da fase da lua cuja incidência de luz é a mais fraca de todas. (-0,2). Os setores foram mal divididos, e as alegorias, em todos os setores, não fecham o conjunto de fantasias que as antecede, fazendo o enredo ficar meio sem sentido, sem ligação alguma, dificultando e muito sua compreensão.(-0,5).  Faltou clareza visual na demonstração do enredo, ficando em alguns momentos, quase que impossível perceber elementos do tema central do enredo (noite) nas composições visuais.  Alguns setores muito repetitivos, que não dão noção do que representam, em resumo, visualmente falando, um enredo mal desenvolvido(-0,5)

CORAÇÃO VERDE E BRANCO – 9,7
Argumento/Roteiro – A descrição do enredo é quase perfeita.  Um tema difícil, quando aprofundado, mas que foi demonstrado de forma inteligente, sempre fazendo ligação com o que se propõe logo no início.  Talvez tenha pecado pelo excesso de elementos descritivos, que entendo, são necessários à compreensão da temática, entretanto, um bom enredo, tem que ter, acima de tudo, por mais narrativo que seja, um toque pessoal, o toque carnavalesco, a impressão digital de quem o desenvolve, pois carnaval é acima de tudo uma festa marcada pela inventiva imaginação dos carnavalescos. (-0,1)
Desfile: Um desfile que pecou muito mais por conta do enredo complexo a que se propôs.  No campo das imagens, o enredo demonstrou-se sem a mesma vitalidade narrativa de seu argumento, esbarrando em imagens comuns e repetitivas. Um desfile que acabou pecando pelo excesso de informações, e que merecia, repito, um pouco mais de criatividade. (-0,2)

IMPERADORES DO SAMBA – 9,9
Argumento/Roteiro – Argumento sensacional!  Demonstrou de forma alegre, criativa e totalmente no clima da homenageada, o enredo.  Mas, dentro do critério de que enredo escrito deve zelar pela perfeição, não posso deixar de deixar uma dica ao autor, para que tenha mais cuidado na grafia.  (-0,1)
Desfile: Excepcional!  Um desfile perfeito, que demonstrou o tema com muita criatividade, clareza e acima de tudo, alegria.  Embora quando não vá haver desconto, não seja necessário comentar, fica aqui o registro do brilhantismo e originalidade desse que foi sem dúvida alguma, o melhor enredo dos que avaliei!







QUESITO: ENREDO
JURADO: DANIEL OLIVEIRA BARBOSA

TRIBO DE NITERÓI – 9,6
O Título do enredo da agremiação ("De onde viemos, o que somos e para onde voltaremos") dava a entender que a escola iria contar a evolução do homem desde os primórdios até o futuro,mas não foi isso que o enredo contou,ficando assim um tema confuso. (-0,2)
A Comissão de Frente tratava-se da "Dança dos Minerais", onde apenas o elemento natural Fogo e o minério Ouro se fizeram presente,e onde foi parar os outros minerais ? (-0,1)
Falta de elementos que comprovassem a idéia de "Terra Prometida" na Alegoria 03,pois a Terra Prometida abrange muito mais coisas,como por exemplo as belezas naturais que são exaltadas na Bíblia. (-0,1)

NOVA ÁGUIA – 10
A Agremiação se preocupou em contar detalhe por detalhe, deixando assim um desfile de fácil entendimento.Fantasias e Alegorias bem criativas contaram perfeitamente o enredo da escola.

BORBOLETAS DO SAMBA –  9,2
A Escola conseguiu mostrar que o enredo tratava-se da influência de cada povo na cultura Brasileira, mas a agremiação deveria ter separado cada povo por setor,para facilitar o entendimento,fazendo que ficasse um enredo embolado. (-0,1). Tema “Batido”, sem criatividade alguma, sem nenhuma inovação. (-0,2). Ala 01 sem leitura nenhuma, dificultando o entendimento do enredo. (-0,1). O 1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira veio representando a arte indígena, mas veio atrás da alegoria, que representava a chegada dos portugueses, onde após essa alegoria, esperava-se que a agremiação começasse a falar da influencia portuguesa e não que voltasse a falar da influencia indígena. (-0,1)
A Agremiação começou a falar de festas religiosas na ala 04, depois começou a falar de folguedos e brincadeiras, depois voltou a falar de festas religiosas, confundindo mais ainda o enredo. (-0,1)
Na Alegoria 05, onde representava o Carnaval, a escola trouxe apenas o rei momo, sendo que o enredo falava das influencias dos povos na cultura Brasileira, nessa alegoria deveria haver elementos africanos, italianos e portugueses, que foram os povos que deram origem ao carnaval brasileiro. (-0,2)

CAPRICHOSOS – 8,8
A Escola não tomou o cuidado com o titulo do enredo no organograma,mandando ela para nós jurados com erro de ortografia,não é Glamor e sim GLAMOUR,a escola corrigiu o erro através do desfile,mas no título do enredo no organograma o erro estava presente. (-0,1). A Agremiação começou a falar de sonhos ainda no 1° setor do desfile, com a ala 04 Sonhos, e voltou a falar de sonhos no Ultimo Setor com a ala 19 "Dos sonhos mais lindos" e com a alegoria 05 "Dos mais lindos sonhos" (-0,2)
A Fantasia da ala "Dama da noite" não deixou uma leitura clara do que se tratava. (-0,1). Alegoria 04, não trouxe elementos que fizessem com que este carro mostrasse a Boemia. (-0,1). Troca de ordem das alas dos animais noturnos, na ficha a escola colocou essa sequencia (Vagalumes, Morcegos e Corujas) e no desfile veio essa ordem (Corujas, Morcegos e Vagalumes), ou seja, troca de ordem em 2 alas.(-0,3). Troca de ordem do 3° Casal com a ala "Baladas" (-0,3). Novamente, falta de cuidado da escola com o organograma, a escola repetiu o numero de alas no organograma, fazendo com que complicasse a leitura do enredo. (-0,1)

CORAÇÃO VERDE E BRANCO – 8,0
Mistura de Elementos, a escola veio falando do numero 13 na ala 02 e da sexta feira 13 no abre-alas, esperava-se que a ala da Sexta-Feira 13 viesse logo atrás, e não como a ultima ala da escola. (-0,2). Ausência da ala 03 "Sabattu" (-0,3). No Organograma o tripé viria representado um portal, e no desfile veio representado Sabácio, e ainda fora de ordem (-0,3). A Agremiação descreveu apenas 1 tripé em seu organograma,e desfilou com 3, punidas em -0,2 para cada tripé a mais.(-0,4) Enredo totalmente confuso, sem entendimento algum, difícil leitura nas fantasias e alegorias, má distribuição dos elementos no desfile. (-1,1). A Nota para esta agremiação seria 7,7, mas como a nota mínima é 8,0.

IMPERADORES DO SAMBA – 10,0
Enredo muito objetivo e claro, de fácil leitura e muito bem elaborado. Parabéns!







QUESITO: ENREDO
JURADO: MARCUS ANDRADE COSTA

TRIBO DE NITEROI – 10
Perfeita ligação entre sinopse, roteiro e desfile.

NOVA ÁGUIA – 9,9
Desfile apresentado de maneira linear e previsível, faltou ousadia e criatividade. (-0,1).

BORBOLETAS DO SAMBA – 9,8
Desfile onde embora o tema seja de certa forma de fácil abordagem, não foi a mais eficaz e a seqüência das alas ficou confusa, atrapalhando o desenvolvimento do enredo. (-0,2).


CAPRICHOSOS – 10
Perfeita ligação entre sinopse, roteiro e desfile.


CORAÇÃO VERDE E BRANCO – 9,9
Este enredo respeitou seqüencialmente o roteiro proposto, porém, faltou mais ousadia e criatividade na sua formalização. (-0,1).


IMPERADORES DO SAMBA – 10
Perfeita ligação entre sinopse, roteiro e desfile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário